Quinta do Cedro
Local:
póvoa e meadas, castelo de vide
Photographer
casa, arquitectura+
Date:
2022
Type:
Reabilitação e ampliação
A habitação existente, com características da arquitetura vernacular alentejana, apresenta um piso, paredes em alvenaria ordinária e vãos controlados. Apesar de ser uma habitação de um único piso apresenta ao longo dos espaços ressaltos no piso, que obrigam à existência de degraus.
Estas diferenças de cota têm a ver com a natureza do terreno, onde são frequentes os afloramentos graníticos. A uniformização do piso não foi por isso uma solução viável uma vez que a escavação seria economicamente desproporcional. Pretende-se assim manter os vários níveis na zona existente. No entanto, a cota da entrada será a mesma da maioria dos espaços nomeadamente entrada, instalações sanitárias, salas, quartos e lavandaria.
A edificação existente será destinada a espaços sociais - entrada, escritório, salas, instalação sanitária de serviço, e cozinha – e manterá a sua traça original, com cobertura inclinada e telha lusa, alisares pintados de branco como a fachada e os vãos existentes serão mantidos.
A ampliação da habitação ficará destinada à zona privada – quartos, instalação sanitária e lavandaria- e será um volume de linhas direitas mais contemporâneas com cobertura de chapa sanduiche e revestimento em pedra.
Este volume, terá orientação dos vãos dos quartos a Este, beneficiando assim na luz natural própria do início da manhã.
Além dos quartos, existirá neste volume também a lavandaria e área técnica onde serão colocadas os depósitos de apoio ao sistema solar.
Este volume, está elevado do solo em grande parte da sua extensão, uma vez que a zona onde será implantado se encontra mais baixa do que a restante habitação.
No entanto, apesar de estar elevada, este volume assenta, aparentemente, numa parede de bloco que não é mais do que uma forma de fechar o espaço por baixo do volume evitando a acumulação de lixo debaixo do mesmo, assim como o acesso a essa zona.
A ligação entre os dois volumes será feito por intermédio de um corredor, com dois envidraçados no topo e que faz a separação física e visual entre as duas partes da construção.
