SAN Clinic
Local:
são brás de alportel, portugal
Fotógrafo
casa, arquitectura+
Data:
2023
Tipo:
clínica de medicina integrativa
A SAN Clinic é uma empresa de serviços de saúde localizada no centro de São Brás de Alportel, mantendo uma relação de proximidade com a comunidade local.
A qualidade dos serviços prestados e o longo histórico de atendimento à população impulsionaram o crescimento da clínica, aumentando a necessidade de um espaço adequado para suas atividades.
A busca por um terreno ideal para a construção da nova clínica foi criteriosa, priorizando um equilíbrio em diversos aspectos, incluindo a localização. Era fundamental que a nova clínica permanecesse acessível à comunidade local, ao mesmo tempo que abrisse portas para o desenvolvimento e crescimento, facilitando o acesso para aqueles que vêm de fora de São Brás. O terreno ideal foi encontrado e adquirido numa zona destinada a equipamentos, próxima a estruturas ligadas ao desporto, saúde e bem-estar, como a Piscina Municipal, campos de ténis e campos de padel.
Localizado ao lado da piscina municipal, o terreno em questão confina com um caminho que faz a ligação entre o parque de estacionamento público da piscina e os campos de ténis. Esse caminho revelou-se um elemento decisivo para o desenvolvimento do projeto, sugerindo um eixo de comunicação pedonal entre a circunvalação e a comunidade. Em colaboração com a Câmara Municipal, foi proposta a intervenção no caminho para torná-lo um eixo de comunicação entre a vila, os equipamentos existentes e a circunvalação.
A implantação do edifício segue diversas premissas, incluindo afastamentos paralelos aos limites do terreno, localização da entrada em comunicação direta com o eixo de circulação, criação de um espaço exterior público adjacente à clínica, preservação das árvores existentes, criação de pátios distintos para utilizadores e colaboradores, e garantia de luz e ventilação natural em todos os espaços destinados ao atendimento.
O edifício é composto por uma zona central com a recepção e acesso aos gabinetes, e uma área de serviço para funcionários. A parte restante do edifício inclui gabinetes médicos, salas polivalentes e salas de fisioterapia, todos preparados para as atividades a desenvolver.
O pátio junto à entrada serve como sala de espera exterior, com um pequeno quiosque para lazer dos utilizadores. Além do piso construído, parte da cobertura será utilizada como terraço para atividades complementares, acessível por uma escada no topo do edifício. A mesma área corresponderá a uma cave para arrumos.
O edifício, de um único piso útil, será construído em estrutura de betão, com paredes divisórias em alvenaria com isolamento. Serão exploradas soluções sustentáveis, incluindo o uso de cortiça como material de revestimento e isolamento, devido às suas qualidades térmicas, ambientais e culturais. Os espaços verdes serão delineados com muros de vegetação, contribuindo para a humanização dos espaços e o controle da temperatura.
